Dina e Luís Oliveira não gostam de ficar parados. O casal proprietário do 100 Peneiras, do Los Amigos Tacos Bar, do Acqua Seixal e mais recentemente, da tasca latina El Tabernero, tem vários projetos no Seixal e já é conhecido entre os seixalenses — mas não só. Este ano, o famoso Pastel da Fidalga criado pela chef Dina Oliveira, 47 anos, recebeu a sua terceira Medalha de Ouro.
“O Pastel da Fidalga participou três vezes no Concurso Nacional de Doçaria Rica Tradicional e ganhou das três vezes a Medalha de Ouro”, começa por contar à New in Seixal Luís Oliveira, 53 anos. O doce venceu em 2019, 2021 e, agora, em 2023. A 11 de junho, para celebrar a nova vitória, Dina e Luís estarão presentes na entrega dos Diplomas e Medalhas em Santarém, num evento integrado na Feira Nacional de Gastronomia.
Já no 100 Peneiras também encontraram uma forma de partilhar a novidade: o pastel ganhou uma nova embalagem que conta toda a sua história. Para tal, o restaurante trabalhou em parceria com as empresas seixalenses WIP Design do Grupo RACC, com sede no Casal do Marco.
“Eles participaram no processo de criação, conceção e impressão da caixa. Perceberam desde o início qual o objetivo funcional e de comunicação da marca”, partilha o proprietário. “O objetivo foi comunicar um doce típico que deve promover a qualidade gastronómica da região. Após mais de dois anos a trabalhar com empresas fora do concelho, encontrámos na WIP Design o parceiro ideal para uma comunicação perfeita destes valores”, sublinha.
View this post on Instagram
A história do pastel anda de mãos dadas com as tradições no Seixal, em especial com a conhecida Quinta da Fidalga que, segundo registos históricos mais antigos, tinha o nome original de Quinta do Vale do Grou.
A fidalga em questão chamava-se D. Maria Bernardina Sousa e, assim como a princesa Rapunzel, foi enclausurada pela sua família, que não queria que se envolvesse com Bento Oliveira, um liberal boémio e ainda por cima terceiro filho sem direito a herança. Impedida de estar com o seu grande amor, vivia triste e sem esperança até ao dia em que a cozinheira da quinta onde vivia fez um doce à base de ovos, amêndoas e açúcar: o Pastel da Fidalga. A jovem adorou a iguaria e ficou tão feliz que acabou por lutar pela sua paixão, com quem veio a casar em 1867.
Em 2018, inspirando-se nesta história, a chef Dina criou uma nova receita do pastel que hoje conquista os seixalenses e turistas que visitam o concelho. O doce custa 1,50€ (unidade). Na compra de seis com a caixa incluída, o preço do conjunto é de 9€. Pode encontrá-los no 100 Peneiras e no Acqua Seixal.
Carregue na galeria para saber mais sobre o Pastel da Fidalga.