comida

Os hambúrgueres de atum da Clara de Sousa salvam um jantar em menos de 30 minutos

Este é o prato ideal para quando está com pressa ou sem vontade de cozinhar, mas quer fazer um bom jantar caseiro.
Esta receita é muito fácil.

Quem nunca deu por si, a meio da semana, a precisar de uma opção de um prato fácil e rápido de confecionar? Pois bem, tome nota desta receita de hambúrgueres de atum de Clara de Sousa. A pivô, que tem feito sucesso online com as suas receitas — e faz desde março parte do Universo NiT — tem a solução, para essa refeição e para as outras que se seguem. 

A jornalista, que partilha esta receita a pensar nas suas próprias férias, garante que o prato fica pronto em apenas 30 minutos. Estes hambúrgueres podem ser comidos em casa, servidos por cima de uma cama de salada com um pouco de limão, ou ser colocados numa sandes para levar para a praia, por exemplo. Além de fácil de confecionar, este prato é pouco dispendioso.

Pode ser uma boa opção para fazer ao fim de semana em maior quantidade e guardar para os primeiros dias da semana de trabalho. E aguentam, numa caixa bem fechada no frigorífico até três dias. 

É importante notar que a receita que apresentamos aqui é apenas uma das formas de fazer este prato. O tempero dos hambúrgueres deve ser adaptado ao gosto de cada um.

Do que precisa

— 300 gramas atum ao natural (pesado após ser escorrido)
— 150 gramas feijão branco cozido (pesado após ser escorrido)
— 1 ovo L
— 3 colheres de chá mostarda dijon
— 1 colher de chá raspa de limão
— coentros ou salsa a gosto
— pão ralado q.b.
— 100 mililitros azeite 
— 3 colheres de sopa sumo de limão
— 1 colher de chá mel
— sal e pimenta-preta q.b.

Como se faz

Comece por esmagar o feijão branco com um garfo. Depois junte o ovo ligeiramente batido, duas colheres de chá de mostarda, raspa de limão, coentros ou salsa picados e o atum bem desfeito. Misture bem, tempere com sal e pimenta e envolva o pão ralado (uma ou duas colheres de sopa devem chegar), pouco a pouco, até a massa estar bem consistente, mantendo-se húmida.

Divida em quatro partes iguais e molde os hambúrgueres altos passando novamente por pão ralado. Enquanto ficam a descansar durante 10 minutos, faça a vinagreta. Misture muito bem 75 mililitros de azeite, o sumo de limão, uma colher de chá de mostarda dijon, mel, sal e pimenta preta.

Aqueça o que lhe sobrou de azeite numa frigideira e frite os hambúrgueres cerca de três minutos de cada lado. Assim que tiverem um aspeto dourado, coloque a vinagreta por cima, junte umas rodelas de limão e o seu prato está pronto a servir. 

A receita original da jornalista da SIC diz, como aqui está, para fritar os hambúrgueres numa frigideira. No entanto, também é possível confecioná-los no forno. Após moldados, são colocados num tabuleiro forrado com papel vegetal e vão durante cerca de 20 minutos a 190 graus. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA