Gianduja. Foi este o primeiro nome da mistura de chocolate com creme de avelã que deu origem à famosa Nutella, hoje vendida em mais de 160 países. Criado em 1964 por Michele Ferrero, fundador da marca com o irmão Pietro, o creme foi um sucesso imediato. Atualmente, vende-se um frasco a cada 2,5 segundos — o que equivale a 24 por minuto. A sua popularidade é tão grande que já levou várias marcas a lançarem versões próprias.
A mais recente aposta da retalhista espanhola chama-se Topping Choco Avellana chegou às lojas em abril. Quem já provou assume as semelhanças entre o popular creme da Ferrero com a versão da Mercadona.
“Mega aprovado. Sabe mesmo a Nutella, mas em estado líquido”, escreveu um utilizador nas redes sociais. Outro respondeu: “Comprei e coloquei no gelado, é espetacular”. Multiplicam-se os comentários do género em páginas e fóruns online, onde o produto já ganhou estatuto de favorito. Com a chegada dos dias quentes e o aumento do consumo de gelados, não espanta que o topping tenha desaparecido rapidamente das prateleiras.
À NiT a retalhista explicou a aposta neste produto como “uma necessidade”. “Percebemos que os nossos clientes sentiam falta de um topping que se diferencia pela sua textura cremosa e combinação de sabores”, diz o responsável pelo departamento de comunicação da Mercadona Portugal, André Silva. O facto de ser prático, veio só reforçar a vontade de criar um novo creme que sirva “para diferentes ocasiões”. “A utilização é inesgotável. Serve para crepes, gelados, waffles, bolos, tudo o que quiserem adoçar com chocolate. Basta agitar e está pronto a usar.”
O produto, lançado sob a marca própria Hacendado, é feito em Múrcia, Espanha. Na lista de ingredientes destacam-se as avelãs, o açúcar, o leite e o óleo — a combinação que garante a textura cremosa. Ainda assim, o aviso é claro: convém moderar o consumo. Por cada 100 gramas, o creme tem 584 calorias, 40 gramas de gordura e 51 de hidratos de carbono, dos quais 50 são açúcares. Conta ainda com 4,9 gramas de proteína.
O Topping Choco Avellana pode ser encontrado em todas as lojas da Mercadona, na secção de artigos para bolos e sobremesas. Cada embalagem de 300 gramas custa 2,50€.

O novo topping é apenas um dos exemplos do sucesso da retalhista nos últimos cinco anos em Portugal. A inauguração de novos espaços é sempre sinónimo de longas filas que começam a formar-se horas antes da abertura.
A cadeia espanhola anunciou que ia dar início ao seu primeiro projeto de internacionalização, começando pelo nosso País, em 2016. No ano seguinte inaugurava o primeiro centro de Coinovação em Matosinhos para avaliar as tendências de consumo dos portugueses e depois criar e a adaptar os seus produtos. Dois anos depois abriam a primeira loja em Portugal, com mais de mil produtos pensados exclusivamente para o mercado nacional. Atualmente, já existem mais de lojas Mercadona de norte a sul do País e a meta para os próximos 10 anos é chegar aos 150.
A marca promete continuar a apostar no nosso País e os portugueses não negam que são fãs dos produtos da marca. O topping junta-se aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, e ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. E já provou as torradas feitas com aquele pão croissant “mesmo incrível”?