comida

O famoso cheesecake basco que se faz na airfryer e sai sempre bem

A tarte de queso do La Viña ganhou popularidade em San Sebastián e acabou por ser replicada um pouco por todo o lado.
A popular sobremesa pode ser feita na airfryer.

O chef Santiago Rivera estava atrás do balcão do restaurante La Viña, em San Sebastián, quando decidiu criar um pequeno bolo de queijo. Assim que a sua equipa experimentou a criação, foi “quase obrigado” a adicioná-lo à ementa. Graças ao passa-palavra rapidamente se tornou numa sobremesa apreciada em muitas outras geografias, tendo conquistado fama internacional.

Originária do País Basco, a tarte de queijo passou a ser conhecida como cheesecake basco, e, como era de se esperar, ganhou adeptos em diversas partes do mundo. Em 2021, este bolo alcançou um novo patamar de prestígio ao ser considerado o bolo de aniversário de excelência pelo “The New York Times”. Desde então, inundou milhares (para não dizer milhões) de perfis no TikTok e Instagram, tornando-se um verdadeiro fenómeno gastronómico.

Nos últimos tempos, a popularidade do cheesecake basco também chegou a muitas casas em Portugal, com uma infinidade de receitas e variações a surgirem para preparar esta sobremesa tão especial. O único desafio frequentemente enfrentado é encontrar a temperatura ideal do forno para que o bolo fique perfeito.

Se já tentou fazer este cheesecake sem sucesso, temos a solução perfeita: uma receita do blogue “Casal Mistério” que não requer forno. É só colocar o bolo na air fryer e ele ficará pronto em apenas uma hora.

Do que precisa

— 150 gramas de açúcar
— 40 gramas de farinha de milho
— 1 colher de sopa de sal
— 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
— 500 gramas de queijo creme
— 3 ovos L
— 250 mililitros de natas

Como se faz

Para começar, prepare uma forma retangular para bolo com uma folha de papel vegetal amassada, de modo a que as bordas do papel fiquem ligeiramente para fora. Isso facilitará a remoção do bolo mais tarde e contribuirá para o aspeto ligeiramente queimado, característico do cheesecake basco.

Num liquidificador, adicione o açúcar, a farinha e o sal, e misture brevemente. Depois, acrescente o queijo creme e misture até obter um creme homogéneo. Adicione os ovos um de cada vez, batendo bem até que cada um esteja completamente incorporado antes de adicionar o seguinte.

Certifique-se que raspa as laterais da taça após cada adição para garantir uma mistura suave. Depois, adicione as natas e bata suavemente até que estejam apenas misturadas, evitando misturar em excesso para manter a leveza da massa.

Despeje então a mistura na forma que preparou e utilize uma espátula para alisar a superfície. Bata ligeiramente a forma no balcão para eliminar possíveis bolhas de ar.

Em seguida, pré-aqueça a air fryer na função “bake” a 190 graus. Coloque a forma dentro e ajuste o temporizador para 60 minutos. Após 25 minutos, cubra o topo do cheesecake com uma folha de papel de alumínio para não escurecer demasiado. Se preferir uma crosta mais escura, pode deixá-lo destapado por um pouco mais de tempo.

Deixe o cheesecake arrefecer completamente na forma. Quando estiver pronto para servir, retire o papel vegetal das laterais, corte-o com uma faca aquecida e sirva à temperatura ambiente. Assim, terá uma sobremesa deliciosa para comemorar uma ocasião especial com familiares ou amigos.

Caso não tenha uma air fryer, pode cozer a forma no forno a 200 graus, durante 50 minutos a uma hora. Se o topo começar a escurecer demasiado, cubra-o com papel de alumínio.

Carregue na galeria e descubra mais algumas receitas de sobremesas, rápidas e fáceis de preparar.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA