comida

O cheesecake com sabor a churros: a sobremesa perfeita para os arraiais caseiros

Apostamos que não há noite de Santos em que não coma um. Esta receita reinterpreta a versão original tornando-a mais saudável.
De certeza que não irá conseguir comer só um.

Bifanas, cachorros e sardinhas. O menu clássico das noites dos Santos Populares não termina sem uma sobremesa, igualmente típica, claro. Nos tradicionais arraiais nunca faltam as roulotes com churros e farturas fritos na hora. Fazê-los em casa é um pouco complicado, mas temos uma receita com um sabor idêntico para poder comer estas iguarias em qualquer altura do ano.

A mistura de açúcar e canela é essencial. Churros e farturas que não passam por esta combinação não têm aquele sabor a arraial. Em casa, pode começar pelo passo mais simples.

A receita que propomos nem é frita e, por isso, é um pouco mais saudável. É um cheesecake com massa folhada e queijo creme que por cima — e no meio — tem a tal mistura que falámos. É crocante como as farturas e churros e também não demora muito tempo a preparar — muito menos do que aqueles que costuma passar numa fila dos Santos.

Do que precisa

— 2 embalagens de queijo creme

— 1 chávena de açúcar

—1 colher de chá de extrato de baunilha

—1 embalagem de massa folhada

— meia colher de chá de canela

— 1 colher sopa de manteiga de derretida

Como se faz

Num recipiente de forma rectangular disponha metade da massa folhada. À parte comece por misturar o açúcar com o queijo creme e a baulinha. Noutra taça misture um pouco do açúcar com a canela em pó. Polvilhe a massa folhada com um pouco desta mistura. Por cima coloque a mistura de queijo creme. De seguida, coloque a restante massa folhada. Pincele com a manteiga derretida e polvilhe com a restante mistura de açúcar e canela. Leve ao forno até a massa ficar dourada.

Carregue na galeria para conhecer outras sobremesas que pode fazer nas próximas semanas.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA