comida

O bolo húmido de chocolate (tipo mousse) digno de jurado do “MasterChef”

Matt Preston já tinha apresentado uma sobremesa com dois ingredientes. Esta receita leva um pouco mais, mas fica igualmente irresistível.
O melhor é ser comido à colher.

Na sexta temporada de “MasterChef Austrália”, que passou em 2014, houve uma master class especial dedicada a sobremesas em que Matt Preston foi o grande protagonista. O jurado criou um bolo de chocolate com apenas dois ingredientes. A receita inspirou até um artigo na NiT. Desta vez, apresentamos outra com um resultado idêntico — apesar de juntar mais elementos.

Esqueça a faca e o garfo de sobremesa. Este bolo de chocolate é para comer à colher. Fica pouco tempo no forno e quase nem leva farinha. É muito fácil de preparar, sobretudo se tiver a ajuda de um robô de cozinha. Se até deixar de lado a farinha, fica com uma mousse ótima.

O ideal é usar um chocolate e uma manteiga de qualidade. São dois dos produtos principais da receita, por isso esta escolha vai realmente influenciar o resultado final. De resto, o que irá dar mais trabalho é mesmo separar as gemas das claras. Até porque o robô ajuda na parte chata.

Primeiro, use o copo para bater as claras, depois junte o restantes ingredientes e espere que a máquina faça o resto. Não deixe mais do que 20 minutos no forno, já que o objetivo é que fique mal cozido. Este tinha sido também o resultado que Matt Preston apresentou na sua proposta que só levava mesmo ovos e Nutella.

Do que precisa

250 gramas de chocolate amargo

5 ovos

Sal

150 gramas de manteiga

200 gramas de açúcar

60 gramas de farinha

Como se faz

Pré-aqueça o forno nos 200ºC. Unte uma forma redonda com manteiga e leve ao frigorífico. Separe as claras das gemas e bata-as até ficarem firmes. Pode fazê-lo no copo do robô durante quatro minutos na velocidade 4. Junte uma pitada de sal.

Reservas as claras e continue a preparação do bolo. Junte no copo a manteiga, o açúcar e as gemas durante cinco minutos a 70ºC e na velocidade 3. Acrescente o chocolate partido e bata por mais cinco minutos. Acrescente a farinha e volte a bater por um minuto na velocidade 1.

Envolva com as claras e coloque o preparado na forma. Coza durante 20 minutos. Se deixar mais tempo, é provável que o efeito mousse se perca e fique mais cozido.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de bolos de chocolate que pode fazer em casa

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA