comida

O bolo de cenoura e noz que sabe àquelas tardes passadas nas casas das avós

Rápido e delicioso, prepara-se em dez minutos. Garantimos que a cozinha vai ficar com aquele cheiro a canela tão nostálgico.
Perfeito para o fim de semana.

Sabemos que o inverno ainda não chegou, mas o tempo já pede uma manta e um bom filme nas tardes de fim de semana. E não há nada que combine melhor com este cenário do que uma cozinha com cheiro a bolos. A gastronomia portuguesa está repleta de clássicos e na hora de ligar o forno não é preciso inventar muito. Se há sabores e aromas que melhor assentam com a ideia de comida de conforto é a junção de noz e canela.

Ainda se lembra daquela receita que fazia com a sua avó? Juntar o açúcar com a farinha, bater os ovos e no final não podia faltar o tradicional lamber da colher. Na hora do lanche ou sobremesa nunca faltava uma generosa fatia de um  bolo. Pão de ló, ou tarte de chocolate, o que interessava era conseguir roubar um pedaço extra.

Se já está com um sorriso na cara a imaginar os nostálgicos finais de tarde, temos a receita ideal para si e o melhor é que se tiver uma Bimby só demora dez minutos a preparar. Para isso, basta que siga as instruções disponíveis no Cookido — um site repleto de possibilidades para experimentar no robô de cozinha.

De cenoura, noz e canela, esta versão serve oito fatias e só precisar acrescentar o tempo que precisa de ir ao forno. Uma hora, em princípio, será suficiente.

Do que precisa

Base
— manteiga para untar q.b.
—100 gramas de noz
— 300 gramas de cenoura cortada em pedaços
— 4 ovos
— 200 gramas de óleo
— 200 gramas de açúcar mascavado
— 2 colheres de chá de essência de baunilha
— 250 gramas de farinha tipo 55, mais q.b. para polvilhar
— 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
— 1 colher de chá de canela em pó
— 1 colher de chá de fermento para bolos

Cobertura
— 100 gramas de açúcar
— 100 gramas de manteiga à temperatura ambiente
— 200 gramas de queijo-creme
— 1 colher de chá de essência de baunilha
— nozes picadas q.b. para guarnecer

Como se faz

Base
Comece por pré-aquecer o forno a 180°C. Em seguida, unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de fundo amovível com, aproximadamente, 28 centímetros de diâmetro. Posteriormente, coloque no copo as nozes e pique na velocidade Turbo durante dois segundos. Faça o mesmo com a cenoura, retire e reserve.

De seguida, coloque no copo os ovos, o óleo, o açúcar e a baunilha e envolva durante 30 segundos na velocidade três. Junte a farinha, o bicarbonato, a canela e o fermento e envolva na velocidade três por 30 segundos. Por fim, adicione à mistura a noz e a cenoura e combine durante 15 segundos na velocidade quatro. Deite a mistura na forma e leve ao forno a 180°C durante cerca de 1h15.

Cobertura
No copo limpo e seco, coloque o açúcar e pulverize por dez segundos na velocidade dez. Adicione a manteiga, o queijo e a baunilha e envolva ao longo de 30 segundos na velocidade quatro. Cubra o bolo e quando estiver totalmente frio, sirva-o polvilhado com noz.

Se integra o grupo de pessoas que apenas quer saber de bolos quando têm chocolate entre os ingredientes, carregue na galeria para conhecer algumas receitas que o têm como estrela.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA