Se pesquisar o termo confeitisserie no dicionário não vai encontrar nenhum significado, porque, na realidade, a palavra não existia até ao momento em que Maria Luísa Chambel a inventou para definir o conceito da sua loja: a Mammy Choux.
Uma parte de confeitaria com doces, outra de pastelaria à base de produtos tradicionais e conventuais e ainda um pouco de pâtisserie francesa. É assim que a fundadora do espaço no Seixal define orgulhosamente a sua marca, que é muito mais do que uma pastelaria, café ou restaurante.
Maria Luísa tirou várias licenciaturas, mas foi no cake design que encontrou uma das suas verdadeiras paixões. “O meu primeiro curso foi uma formação de iniciação ao cake design, que fiz para aperfeiçoar os bolos de aniversário dos meus filhos e nunca mais parei. Fiz mais de 60 cursos nas áreas de pastelaria, gestão e higiene alimentar em Portugal e no estrangeiro”, conta a responsável à New in Seixal.
Com o objetivo de apresentar as suas receitas originais, a empresária abriu a Mammy Choux em julho do ano passado. Por lá, os doces são tratados como jóias numa ourivesaria e estão expostos numa vitrina, conhecida como porta-joias. Os clientes chegam, quase sempre tiram uma fotografia e ficam a admirar todas as delícias.
No lado da confeitaria há dezenas de especialidades, mas alguns dos destaques vão para os macarrons (1,30€), éclairs (a partir de 2,60€) e cheesecakes (2,20€). Os salamys coloridos lançados há cerca de duas semanas são a mais recente novidade do espaço.
Há em formato de rolinhos ou em stick. Para já, os sabores são chocolate, coco, conventual (doce de ovo e fios de ovos) e o de amendoim e caramelo. Os rolos (packs familiares) custam 8€ e os sticks individuais têm o preço de 1,80€.

Também há um catálogo de bolos para partilhar e bolos festivos disponível na página de Facebook. Mas se pensa que a carta fica por aqui, esqueça. Ainda estamos só no início.
Depois dos doces, a ementa apresenta outras propostas de comidas, com um conceito de all day food. Ou seja, pode pedir o que quiser ao longo do dia, seja para tomar o pequeno-almoço, almoço, lanche e até brunch. “Não fazemos separação entre os horários das refeições. A ideia é que o cliente desfrute do nosso espaço nas várias horas do dia”, explica a proprietária.
As refeições podem ser consumidas no espaço ou, se preferir, também pode levar para casa. Pode fazer as encomendas na loja ou através dos telefones 212 223 627 e 927 501 833, de terça a domingo das 9h30 às 19h30. Para esta estação foram lançados novos hambúrgueres coloridos e bagels.

Os nomes dos hambúrgueres são inspirados em equipas americanas. Há por exemplo o Miami Burguer, o Boston ou o Chicago. Os preços começam nos 6,70€. Os hambúrgueres podem ser acompanhados com batata doce ou frita e molhos à escolha.
Para acompanhar há sangrias artesanais, sumos naturais, tropicais e detox, desde 2,60€. Pode conhecer todos os produtos da Mammy Choux no site da marca.
Quem manda nisto tudo
Nome: Maria Luísa Chambel
Idade: 25
Prato favorito: Almofadas de bacalhau
Guilty pleasure: Panquecas
Convença-nos a visitar o espaço: “Mammy Choux, Mammy Choux, always Mammy Choux”.