comida

Los Amigos Tacos Bar: o novo paraíso mexicano do Seixal já abriu

A ideia é que possa viajar do Seixal ao México em apenas cinco minutos.
O aspeto é incrível.

O centro do Seixal está recheado de espaço ao ar livre para caminhar ou praticar exercício físico, mas tem sobretudo belos restaurantes para aproveitar. Depois do 100 Peneiras e do Acqua Seixal, chega mais uma proposta gastronómica de uma das duplas mais conhecidas do Seixal: Dina e Luís Oliveira.

O Los Amigos Tacos Bar era uma das aberturas mais aguardadas do ano no Seixal e já havia pessoas a tentar reservar uma mesa no espaço desde que se soube da sua existência. Desde sábado, 11 de setembro, que pode finalmente conhecer o novo espaço seixalense, que promete ser um sucesso.

“Sou uma apaixonada pela cozinha mexicana. Desde miúda que sempre adorei a forma de quando fazia piqueniques geralmente tudo o que eu levava eram as tortilhas e tudo o que se podia pôr lá dentro”, conta-nos Dina Oliveira, com 45 anos, e a chef do novo restaurante.

A ideia de ter um espaço com cozinha mexicana aconteceu, porém, mais recentemente numa viagem familiar ao México. Em conjunto com o marido, Luís Oliveira, e os filhos, já tinham ido a este país em 2007, mas foi apenas dez anos depois que se apaixonaram pela cozinha mexicana.

“Invés de passarmos as férias nos resorts, saímos mesmo para o meio da população. A Dina e eu temos sempre muita curiosidade em ver os hábitos locais e provar a gastronomia local”, explicava à New in Seixal, em julho, Luís Oliveira. 

Era uma ideia bem antiga 

No final dessa viagem, a possibilidade de ter um restaurante mexicano começou a marinar na cabeça do casal, até porque não havia bons restaurantes mexicanos na Margem Sul. Optaram, no entanto, por começar por estabelecer o 100 Peneiras e o Acqua Seixal no ano seguinte.

“Sempre investiguei e fiz algumas formações não só no México, mas também online porque é muito mais fácil. Mais tarde acabamos por meter esse projeto de lado. Agora, sim, estamos presentes para abraçar o Los Amigos, no Seixal”, confessa a chef.

No ano passado surgiu o espaço ideal para avançarem com este projeto. Tudo foi pensado ao pormenor e o novo restaurante está bem localizado para os visitantes, mas também para os responsáveis, que concentram os três espaços no centro do Seixal.

A escolha do nome deste novo restaurante serve para desconstruir a ideia de que no México existe muita violência. Quando estiveram nesse país sentiram que eram sempre os Los Amigos, por isso mesmo escolheram este nome como forma de homenagem.

A ideia original era abrir o espaço no final de julho, mas optaram por adiar a abertura para fazerem tudo da melhor forma. Começaram por funcionar à porta fechada, isto é, fazendo apenas jantares piloto, para perceberem o feedback dos clientes — e se precisam de melhorar. O resultado foi bastante positivo, de acordo com a responsável. 

Como não poderia deixar de ser, a decoração do espaço foi igualmente pensada ao pormenor. “Temos sempre o cuidado de convidar artistas locais para que o Seixal esteja sempre presente nos nossos espaços e damos muito carinho a quem cá está.”

Tudo foi pensado ao pormenor.

O artista escolhido foi Gonçalo Mar, um dos artistas urbanos mais conhecidos do Seixal, que já tinha trabalhado com esta dupla seixalense. Aqui a ideia era criar uma espécie de museu mexicano no restaurante e foi conseguido através da criação de três murais de arte diferentes — La Katrina, um mapa do México e uma imagem do deserto na casa de banho.

Um menu com muito sabor

A cozinha do Los Amigos vai ser gerida por Dina Oliveira, tal como o 100 Peneiras, mas toda a equipa está preparada para cozinhar em qualquer um dos projetos do grupo. Os elementos da equipa tiveram formação em culinária mexicana, para que nada falhe e até um curso em bebidas fizeram.

No menu há principalmente tacos, diferentes do habitual. Existem versões azuis, amarelos, de trigo, de milho — todos eles bem recheados com os diferentes chillis que existem. Pode também optar pelos nachos, as enchilladas ou os burritos: tudo com o verdadeiro sabor mexicano. 

As bebidas são uma grande componente da culinária mexicana e não podiam faltar nesta ementa. Há margarita de lima, tequila sunrise, jarros de margarita, as sangritas Se não gostar de álcool pode sempre optar pela água fresca de tamarino ou de goyaba. 

Uma explosão de sabores.

A melhor combinação está, porém, na Tequila Flight. Este prato vem com quatro tacos para partilhar entre amigos e três tequilas diferentes — uma espécie de mini-menu de degustação.

Há ainda pratos onde vai haver uma fusão da cozinha portuguesa com a mexicana. A corvina, do estuário do Seixal, vai também ser utilizada neste espaço, que tem tacos de corvina frita, além dos coentros, utilizados em muitos pratos.

“Essencialmente será sempre os tacos e as tequilas, por ser mais fácil e mais prático para servir, e para que o cliente esteja logo a beber ou acompanhar com a sua margarita.”

O espaço é mais pequeno que o 100 Peneiras, apesar de ter uma esplanada à porta. Por isso mesmo, a grande aposta vai ser nas noites, que costumam atrair mais seixalenses (e não só). Pode comer no Los Amigos Tacos Bar todos os dias, exceto às terças-feiras, das 18 horas à 1 da manhã.

Carregue na galeria para ficar a conhecer o novo espaço.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Paiva Coelho 94, Seixal
  • HORÁRIO
  • De quarta-feira a segunda-feira das 18h às 01h da manhã
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Mexicano

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA