comida

Já sabemos o vencedor do Concurso de Doçaria de Natal

Boucha Idrissi confecionou briwats de amêndoa. Se quiser fazer em casa, a NiS revela a receita da especialidade marroquina.
Parece uma chamuça.

Existem dezenas de doces e bolos típicos de Natal portugueses. No entanto, o Concurso de Doçaria, que decorreu no passado dia 10 de dezembro na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, foi além fronteiras e elegeu como vencedor um doce originário de Marrocos.

Os briwats de amêndoa, doce típico marroquino, confecionados por Bouchra Idrissi, foram os grandes vencedores do concurso, tendo sido premiados com um cartão de compras no valor de 500€. O Prémio Turismo foi conquistado pela Coroa de Natal confecionada por Sara Borralho, que recebeu um cabaz com produtos regionais atribuído pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

Entre os elementos do júri estiveram presentes Francisco Rocha, em representação da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, a chef Dina Oliveira, em representação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o chef Joaquim Guerra, em representação da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e Fátima Santos, em representação da Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

Ao todo participaram 18 concorrentes, que decidiram pôr à prova os talentos culinários e os sabores mais característicos da quadra natalícia. Agora, veja a lista abaixo e aprenda a confecionar o doce vencedor.

Do que precisa

Ingredientes para fazer um quilo de briwats

— 250 gramas de massa filo

— 500 gramas de amêndoa sem pele

— 200 gramas de açúcar em pó

— 2 colheres grandes de água de flor de laranjeira

— ¼ de uma colher pequena de canela

— 2 colheres grandes de manteiga

— 5 pedaços triturados de goma-arábica

— Óleo para fritar

— 1 quilo de mel

— Sementes de sésamo torrado

Como se faz

O primeiro passo é triturar as amêndoas e a goma-arábica, juntar açúcar em pó, manteiga e água de flor de laranjeira e amassar até obter uma massa homogénea. De seguida adicione um pouco de canela e, com as palmas das mãos, prepare bolinhas do mesmo tamanho.

Depois é altura de cortar a massa filo em tiras retangulares longas. Coloque as bolinhas na massa e dobre de forma a que se obtenha um formato triangular, semelhante ao da chamuça. Frite ou leve ao forno, pincele com um pouco de óleo dos dois lados, e quando ficarem dourados, coloque no mel ainda quente para uma melhor absorção. Depois é só servir decoradas com as sementes de sésamo.

Caso queira ter noção das calorias das versões tradicionais, carregue na galeria e descubra quais são os doces de Natal mais calóricos — talvez fique surpreendido com o primeiro lugar.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA