Mauro Airosa e o primo Marco nasceram em Angola mas vieram morar para Portugal quando eram miúdos. Foi na região do Seixal que passaram a sua infância e adolescência e que fizeram as primeiras amizades. Por isso, o termo kamba, que significa amigo em angolano, sempre fez parte do seu vocabulário. Assim se perceber o nome do novo restaurante da Amora.
À New in Seixal, o chef Mauro Airosa, ex-concorrente da edição do MasterChef Portugal 2019, explicou que considera que “a melhor forma de juntar os amigos é à volta de uma mesa a comer e a partilhar histórias”. Por isso, é esta a proposta do novo restaurante KAMBA, que foi inaugurado em outubro, na Praça da República junto à baía da Amora.
“Já tinha o sonho de abrir um restaurante há muito tempo e depois das gravações do programa, com a ajuda do meu primo, juntámos as nossas ideias e o projeto foi amadurecendo. Aqui, o objetivo é que os pratos da ementa percorram os sabores dos países de língua oficial portuguesa (PALOP), Brasil, Índia e Portugal”, explica Mauro.
Como entradas há, por exemplo, hot dog de polvo, tempura de quiabos e pincho. Até agora, as especialidades mais famosas são o mufete, bacalhau com todos, o estufadinho de milho e enchidos com polvo crocante e ovo estrelado e o caril à Zambeziana.
No final, pode pedir o bolo de chocolate com gelado tropical ou o arroz doce com coentros e gelado de doce de leite. Acompanhe com um dos vinhos nacionais da garrafeira. O preço médio por refeição ronda os 20€.

Se preferir, pode escolher o menu executivo disponível de terça a sexta ao almoço. Custa 12€ e inclui prato, bebida e café. Todas as semanas, os pratos são inspirados num País diferente.
O espaço tem três salas interiores, uma delas para grupos e uma esplanada instalada no coreto da Amora. Tal como a ementa, a decoração é inspirada na selva e no ambiente dos PALOP.
Quem manda nisto tudo
Nome: Mauro Airosa/Marco Airosa
Idade: 36/36
Prato favorito: Bacalhau/Mufete
Guilty pleasure: Arroz doce/Bolo de chocolate
Convença-nos a visitar o espaço: “Estamos juntos”.