comida

Gordon Ramsay esteve em Portugal e preparou uns ovos com bacon e porco preto

O chef passou por várias zonas do País nas gravações. Disse que era um prato para o pequeno-almoço, mas nem todos concordaram.
Os comentários não foram os melhores.

“O porco preto é uma das melhores carnes de porco do mundo.” Gordon Ramsay esteve em Portugal a gravar os episódios da terceira temporada do programa “Uncharted” e ficou maravilhado com os produtos nacionais. O capítulo em que visita várias zonas do País vai ser transmitido nos Unidos Unidos algures nas próximas semanas, mas em Portugal ainda não se sabe quando poderá ser visto.

Ainda assim, já se percebeu que o chef britânico ficou encantado com o que o viu e provou. “Bem-vindos a Portugal, um lugar incrível e acreditem que tive aqui uma semana extraordinária”, começou por dizer no vídeo partilhado esta segunda-feira, 7 de junho, na sua página de YouTube. Em pouco menos de oito minutos fez uns ovos com bacon e porco preto, tudo com produtos nacionais.

Este é a premissa da série de videos “Scrambled: On the Road”, em que o chef visita diferentes países para encontrar receitas simples que têm por base os ovos e outros ingredientes locais. Em apenas um dia, o vídeo destes ovos com bacon já contou com mais de 430 mil visualizações. No Twitter, o chef partilhou a receita e disse que era um típico pequeno-almoço português. Nos comentários que seguiram nem todos concordaram com esta sugestão do chef britânico logo pela manhã nas casas nacionais.

“Ele está a falar de um Portugal diferente daquele em que eu vivo, só pode”, “Portugal não tem disto. Tostas? Pastel de nata? Compal?”,  “isto é um pequeno-almoço perfeito em Portugal: galão com torrada”, foram alguns dos comentários publicados nas últimas horas.

Veja como pode fazer o prato de Gordon Ramsay.

Do que precisa

azeite
manteiga sem sal
1 cebola roxa fatiada
2 pimentos padron cortados
1 pimento vermelho fatiado
2 cogumelos grandes fatiados
3 ovos
1 bife de porco preto
sal
pimenta preta moída ao momento

Como se faz

Coloque duas frigideiras grandes ao lume, uma em lume médio-alto e a outra em fogo médio-baixo. Junte uma colher de sopa de azeite em ambas as panelas e acrescente três colheres de sopa de manteiga à que está em fogo baixo. Adicione a cebola roxa, os pimentos padron, o pimento vermelho e os cogumelos na frigideira mais quente. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Cozinhe por cerca de sete minutos.  Toda a água deve ser cozinhada e os vegetais deve ficar com uma cor bonita.

Depois de manteiga derreter e começar a ganhar espuma, parta os ovos com cuidado na frigideira e tempere com sal e pimenta. Devem ser cozinhados lentamente em fogo baixo. Agite ligeiramente a panela para a cobrir de manteiga.

Tempere o porco e coloque diretamente numa grelha quente. Cozinhe até dourar dos dois lados, apenas um minuto e pouco mais de cada lado. Transfira a carne de porco para uma tábua e corte em pedaços.

Retire os legumes do fogo e acrescente a carne de porco fatiada e misture bem. No prato, coloque cerca de um terço da mistura de vegetais, um ovo e umas fatias de porco grelhado. Sirva de imediato.

Carregue na galeria para conhecer mais receitas simples que pode fazer.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA