comida

Festival de Francesinhas à moda do Porto chega ao Seixal em junho

Irá decorrer entre os dias 2 e 11 de junho na Zona Ribeirinha da Amora. O evento promete servir "o melhor que o Porto tem".
É imperdível.

A cozinha nacional está cheia de pratos incontornáveis e costuma ser a causa de debates acesos entre as diferentes regiões do País. As francesinhas não ficam de fora e estas sandes portuenses costumam ser alvo de diversas receitas. No próximo mês, o Seixal volta a receber o tão esperado Festival de Francesinhas e a organização avança que irá “servir o melhor que o Porto tem”. 

Depois de passar por Coimbra, com os restaurantes Alicantina, Taberna Portuense, Alfândega Douro, Santa Francesinha e o espaço local Cufra Coimbra, o evento chega ao concelho entre os dias 2 e 11 de junho. O festival é de entrada livre e irá decorrer na Zona Ribeirinha da Amora. Contará com a presença de cinco restaurantes da cidade do Porto: Alicantina, Alfândega Douro, Taberna Portuense, Cufra e Santa Francesinha (francesinha vegan). O recinto vai funcionar com o seguinte horário: de segunda a sexta-feira entre o meio-dia e as 15 horas e das 19 horas às 22h30.

Recorde-se que existem muitas receitas e formas de fazer francesinhas, desde a qualidade das “carnes” às bebidas alcoólicas obrigatórias no molho alaranjado. Não há apenas uma, mas sim uma infinidade delas. Ainda assim, deixamos-lhe aqui uma sugestão para duas pessoas.

Do que precisa

— 4 fatias de pão de forma
— 8 fatias de queijo
— bifes de vaca pequenos
— 2 salsichas (de preferência frescas)
— 2 linguiças (de preferência frescas)
— 4 fatias de fiambre
— sal e pimenta q.b.

Para o molho

— 1 cebola e 3 dentes de alho
— 4 decilitros de cerveja
— tomate maduro ou polpa de tomate
— 0,5 decilitros de Brandy
— 0,5 decilitros de Vinho do Porto
— vinho branco
— molho inglês
— mostarda
— colorau
— salsa
— 1 colher (sopa) de farinha maisena
— cubo de caldo carne (opcional)
— 1 folha de louro
— leite q.b 
— sal e piri-piri q.b

Como se faz

Vamos começar a receita pelo molho: descasque a cebola e o alho, pique-os grosseiramente, deite para um tacho, entretanto, junte azeite, louro, colorau e a salsa, leve ao lume e deixe refogar por dez minutos. Adicione o tomate maduro ou polpa de tomate, o caldo de carne, as bebidas, molho inglês, mostarda e deixe ferver. Em seguida dissolva a farinha maizena num pouco de leite com o propósito de cortar a acidez e engrossar o molho. Dessa forma junte ao tacho, em fio e mexendo simultaneamente. Retifique o sal, tempere com piri-piri, mexa. Logo depois passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.

Montar a francesinha: sobre uma fatia de pão de forma ligeiramente torrada coloque o fiambre, o bife, uma camada de linguiça e salsicha previamente grelhadas e por fim outra fatia de pão. Finalmente cubra o conjunto com quatro fatias de queijo, leve ao forno a 200 graus até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho. Este prato deve ser acompanhado por batatas fritas aos palitos. Finalize com um ovo estrelado no topo da francesinha.

Carregue na galeria e aponte outras receitas que são tão deliciosas quanto saudáveis.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA