comida

Dos chocos setubalenses às tortas chinesas: tudo o que vai poder provar no Avante

Além da música, a Festa do Avante está também recheada de petiscos, com países como Cuba, China, Palestina a servirem pratos tradicionais.
A parte difícil vai ser escolher.

A essência de um festival está na música, no convívio e na celebração. E nada disso se faz sem uma boa refeição para aconchegar o estômago. Como é habitual, a Festa do Avante irá estar recheada de bancas com boas opções.

Por lá vai poder comer comer um choco frito para abrir o apetite, matar a fome com uma francesinha e arredondar o palato com um pastel de toucinho de Évora. Segundo a comissão de festas, esta vertente gastronómica pretende “valorizar a cultura e o que temos no nosso território”, sendo que cada núcleo regional do PCP é que irá tratar de confecionar as iguarias.

“Nós queremos mostrar o que é nosso, o que é bom, obviamente vamos ter zonas de comida internacional, mas este é o espaço onde temos a cultura de todo o país à nossa disposição, aqui todos podem sentir-se em casa.”

A pensar nos que são vegetarianos e têm intolerância a glúten, a comissão da Festa do Avante! preparou um estabelecimento na Cidade da Juventude onde apenas se serve este tipo de comida. No dia 1, sexta-feira, vai ser servido alho francês à Brás, sendo que no sábado vai ser confecionado chili com cogumelos para o almoço e tofu à alentejana para o jantar. N domingo há caril de vegetais ao almoço e carbonara de cogumelos e espinafres no jantar.

No recinto da festa estão representados todos os núcleos regionais do PCP, pelo que existem restaurantes com comida típica de todas as regiões de Portugal, desde o marisco do Seixal até às francesinhas do Porto. Quem estiver no evento pode também provar o choco frito de Setúbal, sandes de queijo e ananás dos Açores, carne de porco à alentejana de Beja e leitão à Bairrada.

O festival conta também, com uma zona internacional composta pelos partidos comunistas de vários países. Por lá também será possível experimentar comidas mais exóticas como pita shwarma da Palestina, chips de camarão do Vietnam, cachupa de Cabo Verde e tortas huizhou da China.

A Festa do Avante! arranca a 1 de setembro e vai prolongar-se até dia 3 com um cartaz recheado de concertos e dias repletos de atividade.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA