Com a casa decorada, a árvore de Natal feita e as compras para a família e os amigos a meio gás, aproxima-se a hora de virar todas as atenções para a grande tentação desta quadra festiva: os doces de Natal. É que, no final de contas, o Natal pode ser sinónimo de muitas coisas e, entre elas, uma é claramente de mesas cheias de doces.
Depois do rei do Natal, o bacalhau, chegar às mesas portuguesas, seguido da tradicional carne assada, como o cabrito, peru ou borrego, é a vez de brilharem na ceia de Natal as propostas mais calóricas. E, nesse momento, não importa se passamos o ano inteiro a seguir uma dieta rigorosa. Como dizem os portugueses, “no Natal ninguém leva a mal” e a verdade é que não. Por isso, se for para quebrar a dieta por umas horas, que seja por esta altura especial do ano.
Para ajudar, a cozinha portuguesa é especialista em confecionar o melhor que há no universo dos doces natalícios, que deixam qualquer um de água na boca. Filhós, sonhos, coscorões, bolo-rei ou rainha, fatias douradas, azevias, troncos de Natal, lampreia de ovos, rabanadas. A lista é conhecida por todos e já vai longa. O melhor de tudo é que não se esgota por aí.
Nesta quadra, há quem decida aventurar-se com os tachos, as panelas e o forno e meter as mãos na massa para confecionar as suas próprias receitas. Muitas delas com anos e anos de tradição na própria família. Mas, pelo contrário, há ainda quem prefira ser mais prático e rápido e mandar encomendar tudo nas pastelarias da sua região. Se faz parte deste grupo, então a redação da New in Seixal pensou especialmente em si.
O Seixal, especificamente, não se esgota em spots indicados para encomendar todos os seus doces favoritos e indispensáveis na sua mesa da Consoada. Mesmo assim, para lhe facilitar a tarefa, a NiS selecionou alguns projetos que já lançaram os catálogos das gordices natalícias disponíveis este ano. Há opções para todos os gostos, desde as mais tradicionais a outros mais ousadas e modernos — por exemplo, com sugestões vegan — e que, por esta altura, já se podem encomendar. Alguns até estão mesmo a aceitar os últimos pedidos deste ano.
Por isso, agora que já não tem razões para deixar em stand-by a preparação da mesa da sua Consoada, carregue na galeria para conhecer os espaços no Seixal onde pode encomendar os doces de Natal.