comida

Este salame de chocolate saudável prepara-se em 5 minutos

É tão fácil e simples de fazer que vai tornar-se numa das suas receitas favoritas.
Bom apetite.

Recorda-nos a infância e as festas e os dias de aniversários. Segunda pista: leva manteiga, cacau, ovos, açúcar e bolachas. Já sabe do que estamos a falar? Do salame, está claro, a sobremesa que quase nos faz engordar só de imaginá-la.

No entanto, foram surgindo novas versões ao longo dos anos e uma delas pertence a Vânia Ribeiro, autora do blogue “Made by Choices”. Não contém glúten, nem ingredientes de origem animal.

“Não é totalmente igual (textura e sabor) à receita original, mas é perfeito para amantes de chocolate. Uma sobremesa saudável e muito fácil de fazer”, garante. Vânia deu-lhe o nome de salame au chocolate.

O chocolate precisa de ser derretido em banho maria, mas o processo também pode ser feito no microondas. “Basta programar na potência máxima por dez segundos, envolver e repetir o processo até o chocolate estar derretido. Cuidado para não queimar.”

Só precisa de dispensar cinco minutos para a preparação. Depois, o frigorífico trata do resto. Tome nota desta receita mais saudável e rápida, mas igualmente saborosa.

O resultado de Vânia.

Do que precisa

— 150 gramas de chocolate (mínimo 70 por cento de cacau);
— Duas a três colheres de sopa manteiga de amendoim (ou de amêndoa ou caju);
— Duas colheres de sopa de bebida vegetal;
— 80 gramas de nozes picadas (ou outro fruto seco ou bolacha);
— 80 gramas de amêndoas picadas;
— Cacau em pó (opcional).

Como se faz

Comece por picar grosseiramente o chocolate. Num tacho junte água e por cima coloque um recipiente para cozinhar em banho maria. Ao recipiente juntamos o chocolate picado, a manteiga de amendoim e a bebida vegetal. Envolver até derreter (entre três a cinco minutos).

Retire o recipiente do lume e envolva as nozes e as amêndoas. Disponha a mistura do chocolate com os frutos secos numa folha de papel vegetal ou papel de celofane, e dê ao salame com as mãos. Guardar no frigorífico até solidificar. Envolva o salame em cacau em pó (opcional) e corte em fatias. Armazene numa caixa de vidro no frigorífico.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA