Quem decide sair de casa para comer marisco, sabe que não será uma refeição barata. Os fãs de petiscos do mar debatem-se com a escolha dos melhores locais para saciar o desejo, sem quebrar o orçamento familiar do mês. Entre espaços com os mais variados preços, encontramos um, na Baía do Seixal, que decidiu criar um menu acessível para esta oferta gastronómica.
Falamos do Taberna na Villa que quer desmistificar a ideia de que só pode comer uma boa sapateira apenas em ocasiões de festa. O espaço dá a oportunidade aos clientes de se deliciarem com esta iguaria por 34,90€, com mais nove pratos diferentes de marisco. Este menu surge após o grande sucesso da degustação clássica, a imagem de marca deste restaurante que abriu em janeiro de 2024.
“Neste momento servimos menus de almoço, especialidades da casa e alguns petiscos, mas realmente o que as pessoas mais procuram é o nosso menu degustação de 20 pratos. Vêm com calma, são servidos e saem sempre satisfeitos, por isso, em vez de pensarmos numa nova carta de pratos individuais, vamos apostar naquilo que resulta e vamos lançar, já em janeiro de 2025, um menu degustação apenas focado no marisco”, conta à NiS, Fayaze Carmali de 38 anos, proprietário do espaço.
O esquema funciona da mesma forma: a reserva (obrigatória) terá de ser, no mínimo, para duas pessoas. Não existe uma carta fixa, apesar de serem servidos alguns petiscos do mar, que vão estar sempre presentes na mesa. Poderá contar com ostras, camarões fritos, camarão da costa, sapateira, santola, búzios, amêijoas, berbigão, lingueirão, canilhas, bivalves, caranguejos e até salada de polvo.
A bebida é paga à parte, mas terá direito a molhos e ao couvert, composto por uma cesta de pão e azeitonas. Aconselhamo-lo a guardar umas fatias de pão, já que a sapateira e a santola vêm com um patê para barrar. A diversidade é a chave, por isso, serão servidas travessas com marisco frio e quente, como é o caso do berbigão em molho. Por fim, para acabar a mariscada, será servido um prego.
A Taberna na Villa é um espaço dedicado à comida tradicional portuguesa, caracterizando-se como um local de petiscos, reunião e convívio. Tem também refeições completas ao almoço e ao jantar, incluindo o super menu degustação. Esta ideia surgiu quando Fayaze estava a percorrer o feed do Instagram e viu um restaurante italiano, que servia grandes tábuas de petiscos.
Além disso, o restaurante apostou também nos menus de almoço, com propostas diferentes todas as semanas. O prato do dia, com um copo de vinho e um café fica a 12€. O restaurante tem capacidade para 40 lugares.
A nossa experiência
A equipa da NiS visitou o espaço para conhecer o novo menu- Funciona exatamente como o menu degustação que já existia, com outros pratos, e que continua em vigor no espaço. A primeira travessa chegou com camarão da costa, uma espécie muito pequena, mas com muito sabor, burriés e búzios.
Seja com os talheres, palitos, ou com as mãos terá de encontrar uma forma de organizar o seu prato. Uma coisa é certa, a comida estava fresca e bem cozida, o que ajuda na hora de provar. Seguiram-se os pratos quentes, que chegaram em pequenos tachos com os respetivos molhos.
Neste momento, foi servido berbigão, amêijoas e navalhas. Cada especialidade tinha um molho diferente, as navalhas estavam boas, a amêijoa estava excelente e o berbigão foi a estrela deste conjunto de petiscos. Com um molho com notas de alho queimado, formou o sabor perfeito entre o tempero e o gosto natural do mar.
Também provámos o camarão frito, acompanhado por um molho intenso, de qualidade. Por fim, veio a travessa mais instagramável do menu, onde está a sapateira, mais camarão, a santola, caranguejos e ostras.
Não adorámos o patê da santola, o sabor a alho e coentros ofuscavam o sabor das ovas laranja, porém o patê da sapateira compensou o momento. Tinha uma boa textura, com o balanço perfeito dos ingredientes com a própria sapateira.
As cascas vinham bem partidas, o que facilitou na hora de consumir a “carne” das patas deste tipo de marisco. Quanto às ostras, considerámos que estavam um pouco secas por terem sido cozinhadas, mas Fayaze garante que vai servi-las ao natural no menu. É uma boa avaliação, no geral. Não saímos enjoados com tanta comida, mas sim satisfeitos e voltaríamos para repetir.
Pelo preço e pela variedade e quantidade de marisco, o spot torna-se ideal para experimentar este tipo de oferta gastronómica a um preço mais acessível.
Carregue na galeria e veja por si mesmo o aspeto dos petiscos que são servidos.