comida

Esta jovem seixalense tem um projeto 100% artesanal de bolos, bolachas e brigadeiros

Soraia Tavares abriu a Su Sweet há cerca de dois anos. Conheça a história da marca.
O rosto por detrás da Su Sweet.

Se as pessoas não nascem com um talento, pelo menos começam a afinar os seus gostos, frequentemente muito particulares, na infância. Que o confirme a jovem seixalense, de 23 anos, Soraia Tavares. Em miúda, costumava estar na cozinha a rapar tachos e panelas. Hoje, porém, o processo inverteu-se e é ela quem manobra os utensílios de cozinha para confecionar as várias propostas doces que se encontram à venda na Su Sweet, o seu projeto em nome próprio.

Por ter um gosto crescente no universo da pastelaria, a jovem fez um curso de equivalência ao 12º ano nessa mesma área, de forma a encurtar caminho para o ramo profissional. Depois, graças ao incentivo dos amigos e da família, que perceberam desde logo que o trabalho de Soraia deveria chegar a cada vez mais pessoas, avançou com a Su Sweet.

Será no primeiro dia de dezembro que a marca seixalense celebrará o seu segundo aniversário. Dedica-se, na sua generalidade, a bolos, doces, bolachas e brigadeiros — este último é, segundo Soraia Tavares, o grande auge do seu projeto. Além dos formatos mais habituais, a seixalense cria opções temáticas e, claro, decoradas, que compõem a mesa de qualquer evento. Por exemplo, um batizado, uma festa de aniversário ou até mesmo um baby shower (que está tanto na moda).

Em segundo lugar na lista de destaques da Su Sweet estão as bolachas decoradas em glacé. Assim como os brigadeiros, são absolutamente personalizáveis e podem ir ao encontro de qualquer que seja o evento onde irão parar. Por exemplo, Soraia já fez algumas propostas com inspiração em super-heróis, na época natalícia e ainda noutros formatos mais mimosos que se destinam aos chás de revelação de bebé. Mas atenção: dependendo do pedido, tudo poderá ser adaptado ao gosto de cada cliente.

É ainda possível solicitar a confeção da marca seixalense Su Sweet para a produção de bolos e doces, sobretudo para ocasiões especiais. Falamos de aniversários, casamentos ou até mesmo batizados. Existem ainda outras propostas bem doces feitas por Soraia que vão ao encontro daquilo que são as épocas festivas do ano, como por exemplo, o Dia da Mãe, do Pai, da Criança, dos Namorados, a Páscoa e o Natal.

Já que falamos nesta quadra festiva, vai gostar de saber que o projeto marcará presença pelo segundo ano consecutivo na Aldeia Natal do Seixal. Depois do autêntico sucesso em 2021, o conceito promete despertar a atenção de todos também em 2022. No ano passado, Soraia recebeu uma chamada da chef Dina Oliveira, do restaurante 100 Peneiras, que fez críticas bastante positivas ao seu trabalho, depois de a chef ter visto no evento os doces que a jovem confecionava.

Embora a Su Sweet não seja um projeto a 100 por cento, as ambições da jovem responsável seguem nesse mesmo caminho. É um objetivo que está traçado e poderá concretizar-se. Pode encontrar todos as gordices confecionadas pela seixalense na página oficial do Instagram do negócio. É através do mesmo, nomeadamente a partir de mensagem privada, que pode fazer as suas encomendas.

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das deliciosas propostas made in Su Sweet.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA