comida

Esta empresa entrega tábuas de queijo e enchidos ao domicílio

Uma opção deliciosa (e diferente) para fazer uma mini festa em casa durante o confinamento.
Para uma ocasião especial,

Este ano arrancou com um novo confinamento, mas isso não tem de significar que não possa celebrar as datas mais importantes. Com algumas restrições (e cuidados) pode sempre festejar o seu aniversário em casa com a sua família   e ainda assim ser surpreendido. 

A proposta vem da Táboas, uma marca seixalense que entrega tábuas de queijos e enchidos personalizadas ao domicílio no concelho do Seixal. “Apesar da nossa formação não ter nada a ver com isto, sempre estivemos ligados à culinária”, começa por explicar Andreia Bandeira, de 33 anos, uma das fundadoras da empresa. Com formação na área hospitalar e o marido, outro dos responsáveis, em informática, decidiram apostar no próprio negócio no final do ano passado.

À New in Seixal revela que já “fazia tábuas de comida para festas de aniversário ou ocasiões especiais”. No entanto, foi apenas com o nascimento das filhas que começou a aperfeiçoar esta arte, uma vez que começou a criar mais tábuas para as festas de aniversário das filhas. 

A criação das tábuas

Na pesquisa de mercado que o casal realizou antes de lançar o negócio, não encontraram nenhum negócio semelhante que entregasse tábuas de comida ao domicílio. “Isto não é uma boxe, mas sim uma tábua com produtos essencialmente caseiros”, explica.

A preparação do negócio começou em outubro. Em novembro, arrancou oficialmente o Táboas, que como o próprio nome indica, cria tábuas de comida. Há duas opções — tábuas de queijo ou tábuas de queijo e enchidos. “Todos os nossos produtos são de produtores nacionais e comprados em pequenas empresas”, revela Andreia. 

Estes são os produtos base, mas não é só isso que compõe a tábua. Os responsáveis acrescentam também alguns frutos secos e fruta, desde que “seja sempre fresca” e não comprometa a integridade gastronómica do prato. O preço médio de cada tábua é de 20 a 25€ e há opções para duas, quatro, seis ou oito pessoas 

Há também opções com fruta.

Além disso, há a hipótese de personalizar uma tábua como, por exemplo, com salgados ou legumes, para quem procure uma opção mais saudável. As entregas no concelho do Seixal e Almada são gratuitas, mas se quiser encomendar em Lisboa já terá que pagar uma taxa de entrega, consoante a morada.

O sucesso em tempos de pandemia

“Não queremos a pandemia, mas na verdade até nos ajudou no negócio”, revela a responsável. Com as pessoas a passarem mais tempo em casa, as festas são mais pequenas e dessa forma não há necessidade de planear um evento com comida para muita gente, e a opção acaba por ser encomendar, por exemplo, estas tábuas de comida.

A ideia inicial era criar um negócio de tábuas ao domicilio, mas também associado a um projeto de decoração de festas de aniversário. Com a pandemia, a decoração das festas de aniversário acabou por ficar pelo caminho e é por isso que este é apenas um hobby para o casal seixalense. 

“Fico muito contente quando várias pessoas experimentam uma vez e voltam a encomendar e não é só para elas”, confessa. Por exemplo, recentemente foi entregar três tábuas personalizadas como presentes encomendados pelos amigos.

O negócio será para continuar nos próximos meses e até há planos para criar novas tábuas para o verão, em estilo de piquenique. “Ainda estamos a investigar junto dos fornecedores, porque temos de manter sempre a frescura dos produtos, mas é uma opção a ter em conta”. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA