As especiarias são capazes de transformar um prato em qualquer parte do mundo. Sozinhas ou misturadas são responsáveis por alguns dos sabores e cheiros mais variados e exóticos que podem temperar a sua comida, marcando a diferença.
Temos por hábito comprar ervas e especiarias industrializadas nos supermercados que têm sempre um prazo de validade maior, geralmente 12 meses desde a data em que foram embaladas hermeticamente fechadas. Mas como é que duram tanto tempo? Na maior parte dos casos são acrescentados aditivos, como acidulantes e antiumectantes, para estender a conservação. Responsáveis por esconder algum do cheiro e sabor originais.
Está, então, na hora de experimentar especiarias a granel. Esta é a proposta da Mercearia Granelândia, em Fernão Ferro, um dos projetos do concelho mais inovadores, ao disponibilizar vários tipos de produtos a peso para ajudar a diminuir o gasto dos clientes e reduzir o desperdício alimentar.
A liderar o negócio estão duas figuras seixalenses conhecidas. Marisa Lourenço, responsável pela marca seixalense Beecoming Handmade, aceitou o desafio juntamente com Sérgio Teixeira, também ele à frente do projeto local Natural Art Handmade.
Nesta mercearia seixalense estão disponíveis além das especiarias, chás, sementes, frutas cristalizadas, aperitivos, gomas, leguminosas e até ervas aromáticas. Encontram-se ainda à venda artigos artesanais feitos pelas duas marcas desenvolvidas por Marisa e Sérgio.
Uma das grandes novidades deste arraque de ano são os moinhos para especiarias. Não há nada mais aromático do que moer as especiarias na hora e assim tirar o máximo partido das suas propriedades.
Conheça a oferta deste projeto local seixalense através da página do Instagram e do Facebook. Se possível, aconselhamos a fazer a sua visita ao espaço físico da Granelândia.
Carregue na galeria e fique a conhecer alguns dos produtos da Granelândia.