O Natal está mesmo a aproximar-se e, além dos presentes, há que começar a fazer a lista dos doces para a mesa da Consoada. Muitas famílias têm a tradição de confecionar as receitas, que passam de geração em geração nas suas casas. Pois bem, se adora fazer doces típicos desta quadra, chegou a oportunidade de mostrar o seus dotes culinários.
No próximo dia 10 de dezembro, domingo, a Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense recebe um concurso de doçaria de Natal. Podem participar pastelarias e padarias, doceiros particulares e representantes de associações e coletividades do concelho. Aqui, o objetivo é divulgar e promover a doçaria tradicional da época natalícia.
A inscrição é gratuita e cada concorrente pode levar a concurso um ou dois doces, que serão avaliados por um júri e, também, serão expostos ao público na sede da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. Para garantir o seu lugar, terá de preencher uma ficha de inscrição que se encontra disponível nos Serviços Online, separador Turismo, ou entregá-la no Posto Municipal de Turismo, na Rua Sociedade União Seixalense, 2840-525 Seixal ou pelo email posto.municipal.turismo@nullcm-seixal.pt, até 30 de novembro.
Cada concorrente deve entregar um exemplar do doce, ou doces, com que vai a competição, para apreciação do júri e exposição ao público. Os doces devem ser entregues, obrigatoriamente, até às 14h30 do dia 10 de dezembro, nas instalações da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. Segue-se às 16h30 a cerimónia de entrega dos prémios, no mesmo local.
O júri será constituído por representantes da Câmara Municipal do Seixal, da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e um profissional do setor. Nas degustações, os doces vão ser avaliados perante vários critérios, como a originalidade, confeção, sabor, ligação às tradições gastronómicas locais ou outro que se venha a considerar relevante no momento.
O prémio a atribuir ao vencedor, no montante de 500€ em cartão de compras, será oferta do Município do Seixal, sendo atribuído ainda um Prémio Turismo, a cargo da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa. Serão entregues certificados de participação a todos os concorrentes.
Este projeto está integrado na Aldeia Natal do Seixal, que já começa a dar as caras no concelho. Quem já passou pela zona ribeirinha do Seixal já deve ter notado numas estruturas pouco usuais, pois é, os preparativos estão em andamento e o Natal está a chegar com muitas atividades.
Para se inspirar para este concurso, carregue na galeria e conheça alguns bolos e doces de Natal feitos na Mammy Choux.