comida

Rota dos Sabores da Baía começa esta sexta-feira — e promete animar o concelho

Trata-se de um verdadeiro festival gastronómico que vai decorrer entre os dias 1 e 12 de outubro, na Baía do Seixal.
Um dos pratos do restaurante 100 peneiras.

A Baía do Seixal é uma das frentes ribeirinhas mais bonitas e de maior importância, não só pela  biodiversidade da zona mas também pela excecional qualidade paisagística, classificando-a como Reserva Ecológica Nacional. É neste local que a primeira edição do festival gastronómico Rota dos Sabores da Baía começa. Entre os dias 1 e 12 de outubro, é dada a oportunidade a 16 restaurantes da Zona Ribeirinha do Seixal de apresentarem um menu criativo, com direito a entrada, prato principal, bebida e sobremesa. O preço é sempre o mesmo: 20€ em todos os restaurantes.

Através de uma parceria entre a Makro Portugal, patrocinador, e a Câmara Municipal do Seixal, Luís Oliveira, responsável de espaços como 100 Peneiras, Acqua Seixal ou Los Amigos organizou esta Rota dos Sabores. A ideia foi destacar, em simultâneo, o Dia do Negócio Próprio, que é um projeto do fornecedor oficial do evento, e chamar à atenção para estes negócios do nosso País. 

“Nós somos concorrentes naturais, mas podemos fazer parcerias como estas e tornar mais forte a nossa rede e como convidamos e recebemos as pessoas aqui no Seixal”, esclareceu Luís, no evento de apresentação do festival. 

Entre os espaços aderentes estão o Àdo Caetano, Bistrô Espaço Memória, Casta Wine, Correr D´Água, Ferro Velho, Gonzagalez, Kamba, Lisboa à Vista, Los Amigos, Mundet Factory, Marisqueira O Pinto, Piccolo, Tapas ou Rio e Taberna do Sousa. 

“Eu tenho uma identidade muito alentejana e gosto que a partilha à mesa seja muito devagarinho. As minhas confeções são a baixa temperatura, por isso escolhi primeiro a marinada de polvo, bem fresco, com uma salada a acompanhar. E, depois, veem as bochechas de porco preto porque eu sou conhecida pelas “bochechas da Dina”. Eu adoro essa tradição e decidi manter. Para além disso, eu adoro a cozinha francesa, daí as bochechas serem acompanhadas por um puré de batata trufado”, explicou-nos Dina Oliveira, chef executiva do 100 Peneiras e Los Amigos Tacos Bar.

As expectativas para esta primeira edição são elevadas, tendo em conta a quantidade de reservas que já foram feitas para os primeiros dias do evento, revelou Dina, chef do 100 peneiras, à New in Seixal.

A influencer setubalense Helena Coelho, presente na apresentação desta iniciativa, aplaude a iniciativa. “Eu recomendo porque é agradável, toda esta zona aqui do Seixal está bastante diferente do que era o Seixal há uns anos, e não deixa de ser uma das riquezas da Margem Sul. Tem uma baía muito bonita e a vida é muito agradável, para sair à noite, para se jantar. Quem gosta de passear e juntar a comida ao passeio, vale totalmente a pena.”

O investimento na zona ribeirinha tem sido uma prioridade, nomeadamente na valorização do espaço público, com resultados positivos nas atividades económicas ali instaladas. Esta iniciativa vai promover as tradições seixalenses e os negócios locais e o que se espera é que os clientes queiram regressar para mais. 

É possível que alguns restaurantes tenham retirado alguns pratos da carta habitual para dar mais oportunidade ao cliente de experimentar as verdadeiras iguarias da Rota dos Sabores da Baía. Por isso, e porque os espaços são pequenos, é aconselhada a reserva obrigatória. 

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos pratos.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA