O Natal não são só presentes, luzes e união, é também a altura do ano onde todos ganhamos uns quilos a mais, já que existem dezenas de tentações à mesa. Em cada família, existem sempre pessoas com jeito para a cozinha e está a chegar uma competição onde pode provar os seus dotes gastronómicos.
Estamos a falar do Concurso de Doçaria do Seixal, um evento que faz parte da Festa da Gastronomia 2024 e que convida os seixalenses a mostrarem as suas melhores criações ou receitas natalícias. Não precisa de ser pasteleiro, nem de pertencer a uma grande empresa, aqui todos são livres de integrar o concurso, ainda que se possa inscrever como doceiro particular, pastelaria, padaria e até representante de associação ou coletividade.
As inscrições decorrem até 29 de novembro, sexta-feira, sendo que os interessados podem fazê-las online. Na mesma plataforma, também poderão consultar as normas do concurso. A prova está marcada para o dia 8 de dezembro, domingo, às 14h30, no Palco da Aldeia Natal do Seixal. Os doces serão expostos ao público e submetidos a prova do júri e entrega de prémios.
Recorde-se que na edição de 2023, a grande vencedora foi Bouchra Idrissi, com os irresistíveis briwats de amêndoa, um doce típico marroquino. Caso tenha dúvidas e precisa de esclarecimentos, pode sempre contactar a organização pelo número 915 335 347 ou pelo email posto.municipal.turismo@nullcm-seixal.pt.
Enquanto espera, confira abaixo a receita que ganhou o prémio de melhor doçaria do Seixal em 2023.
Do que precisa
Para fazer um quilo de briwats
— 250 gramas de massa filo
— 500 gramas de amêndoa sem pele
— 200 gramas de açúcar em pó
— 2 colheres grandes de água de flor de laranjeira
— ¼ de uma colher pequena de canela
— 2 colheres grandes de manteiga
— 5 pedaços triturados de goma-arábica
— Óleo para fritar
— 1 quilo de mel
— Sementes de sésamo torrado
Como se faz
Triture as amêndoas e a goma-arábica, junte açúcar em pó, manteiga e água de flor de laranjeira e amasse até obter uma massa homogénea. De seguida, adicione um pouco de canela e, com as palmas das mãos, prepare bolinhas do mesmo tamanho.
Depois é altura de cortar a massa filo em tiras retangulares longas. Coloque as bolinhas na massa e dobre de forma a que se obtenha um formato triangular, semelhante ao da chamuça. Frite ou leve ao forno, pincele com um pouco de óleo dos dois lados, e quando ficarem dourados, coloque no mel ainda quente para uma melhor absorção. Depois é só servir decoradas com as sementes de sésamo.
Já que estamos a falar de Natal, carregue na galeria para conhecer receitas saudáveis e deliciosas que poderá fazer na air fryer.