comida

As batatas fritas da Mercadona para a air fryer que se vendem aos milhares por semana

A cadeia espanhola revela que vende 20 mil embalagens todos os meses nos supermercados nacionais.
Ficam prontas em 12 minutos.

Antoine Augustin Parmentier. Este é o nome que todos os amantes de batatas fritas têm de decorar. O antigo oficial do exército francês ficou preso em Hamburgo na Guerra dos Sete Anos, no final do século XVIII, e foi por lá, como prisioneiro, que terá conhecido a batata. Assim que foi libertado, lançou-se numa cruzada para divulgar os benefícios do tubérculo, ao mesmo tempo que procurava outras formas de o cozinhar.

De acordo com “O Livro da Cozinha Clássica” de Sílvio Lancellotti, Parmentier terá experimentado cortar a batata em palitos e decidiu depois usar uma técnica que tinha aprendido em diferentes terras por onde passou — e lançou-as para o óleo. Ficou rendido à experiência e começou a dá-la a provar em Paris. O rei Luís XVI foi um dos que ficou fã e, em honra à nacionalidade do inventor, batizaram-nas de batatas francesas.

Os franceses não são os únicos a reivindicar a autoria da batata frita. Os vizinhos do norte, os belgas, garantem que a receita foi inventada em Bruges, onde até criaram um museu dedicado às batatas fritas, o Frietmuseum. Embora a origem continue envolta em mistério, o que é certo é que na Bélgica e nos Países Baixos as batatas fritas são servidas literalmente em qualquer canto ou esquina, embrulhadas em cones de papel e acompanhadas de maionese.

As embalagens estão na zona dos congelados.

É precisamente dos Países Baixos, mais precisamente de Lambweston, em Kruiningen, que chega uma versão destas batatas (mas congeladas) à Mercadona, que tem deixado os portugueses loucos. E os números não mentem: nas 50 lojas espalhadas pelo território nacional, e de acordo com dados fornecidos pela cadeia, vendem-se semanalmente 22 mil pacotes, ou seja, perto de 90 mil por mês de Batatas Fritas Airfryer da marca Hacendado.

Esta opção pensada, como o nome indica, para ser cozinhada na air fryer (ou no forno), chegou aos supermercados portugueses em abril deste ano. Sobre o motivo do sucesso, fonte da retalhista adianta à NiT que está relacionada com a sua praticidade.

“É uma excelente solução para o forno e para a airfryer, o que responde às tendências de consumo atuais. Além disso, é prático, basta levar ao equipamento entre 12 e 15 minutos a 180 graus e ir mexendo.”

O preço é outro dos fatores vitais neste sucesso. Cada embalagem de 750 gramas custa 1,90€ e inclui doses para várias refeições. Cada 100 gramas de Batatas Fritas Airfryer têm 151 calorias, com um total de 5,8 gramas de gordura e 23 de hidratos. Contém ainda 2,8 gramas de fibras, 2,3 de proteína e 0,3 de sal.

A marca promete continuar a apostar no País e nos fãs portugueses. As empanadas juntam-se aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos, sem esquecer o detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Também vale a pena falar das torradas feitas com pão de croissant.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos da retalhista e conhecer o novo espaço de Fernão Ferro.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA