Nos dias quentes, tudo o que o corpo pede é uma alimentação mais leve, fresca e fácil, sem abdicar do sabor. No entanto, há pratos quentes que nos satisfazem durante todo o ano. O segredo está em encontrar versões menos pesadas. Gabriela Oliveira, autora do livro “Cozinha vegetariana fácil” sugere uma bolonhesa deliciosa, 100 por cento vegetal.
Nesta receita, a carne é substituída por lentilhas castanhas ou verdes, ricas em fibra e proteína vegetal. O toque especial está na beterraba ralada, que além de dar um sabor subtil e equilibrado, ainda oferece ao prato uma cor vibrante e, já sabemos, que os olhos também comem.
O molho é preparado com cebola, alho, tomate, ervas aromáticas e um fio de azeite virgem. Uma base simples, mas que ganha complexidade com o adocicado da beterraba.
É um prato sem glúten, sem lactose, sem processados e com tudo o que o corpo precisa. Pode ser servido com esparguete integral, massa de lentinhas, noodles de curgete ou até numa versão fria com quinoa.
Esta bolonhesa é ideal para quem está a tentar reduzir o consumo de carne ou simplesmente diversificar alimentação sem grandes complicações. Fica pronta em 30 minutos , e pode ficar guardada no frigorífico durante 3 dias.
Gabriela Oliveira tem vários livros de receitas editados em Portugal. Este, o mais recente, é editado pela Arte Plural edições e custa 19,90€. Tome nota da receita.
Do que precisa
— 1 chávena de lentilhas vermelhas
— 1 chávena de água quente
— 1 cebola
— 3 tomates maduros
— 1 tira de pimento vermelho
— 1 beterraba pequena
— 1 folha de louro
— 2 colheres de sopa de vinho branco (opcional)
— 1 cebola roxa cortada em meias rodelas
— Temperos: pimentão doce, manjericão, orégãos, tomilho e pimenta preta quanto baste
— 2 colheres de sopa de salsa picada
— 2 colheres de sopa de polpa de tomate
— Sal a gosto
— Azeite a gosto
Como se faz
Comece por cozer as lentilhas numa chávena de água com sal, durante cerca de oito minutos ou até absorver a água. Enquanto as lentilhas cozem, pique a cebola, alho, tomate e pimento e rale a beterraba.
Numa caçarola, com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho com a folha de louro, e quando ganhar um tom dourado, junte o tomate e pimento e deixe cozinhar até ficarem macios. É aconselhável ir mexendo os legumes.
De seguida, envolva as lentilhas já cozidas e a beterraba ralada, e tempere com vinho, sal, pimentão doce, manjericão, orégãos, tomilho e pimenta e deixe apurar.
Numa panela à parte, cozinhe o esparguete em água com sal, por cerca de 10 minutos ou até ficar “al dente”. Escorra, misture com um fio de azeite e polvilhe com orégãos. Sirva a bolonhesa quente com a salsa picada e acompanhada com uma salada verde.
Se quiser experimentar outras opções menos proteicas e mais caseiras, carregue na galeria e descubra 5 iogurtes saudáveis e vegan para fazer em casa em poucos minutos.