A febre chegou e ninguém queria ficar de fora. No entanto, como acontece com qualquer outra moda, desaparece tão rápido quanto chegou. É isso que está a acontecer agora com o viral chocolate do Dubai. A versão criada pela Mercadona, da marca Hacedando já desapareceu das prateleiras e não será reposta.
O doce ganhou fama mundial depois de a criadora de conteúdos Maria Vehera ter partilhado um vídeo a prová-lo em 2023. No entanto, a receita original pertence à Fix Dessert Chocolatier, nos Emirados Árabes Unidos, que lançou o produto em 2021.
A fundadora da marca, Sarah Hamouda, revelou que a inspiração veio do knafeh, uma sobremesa tradicional do Médio Oriente. “Não é apenas uma barra de chocolate, queremos criar uma experiência”, afirmou em entrevista à CNN norte-americana.
A tablete que junta chocolate e pistácio esgotou em todo o lado em poucas semanas. Passados cerca de dois meses, o stock foi reposto, mas com muito menos procura. Existem, aliás, alguns supermercados que já o retiraram do catálogo, como foi o caso da Mercadona.
A falta do chocolate foi notada pelos clientes em Espanha, que recorreram às redes sociais para questionarem a cadeia sobre a ausência do Fussion Pistacho. A retalhista respondeu que efetivamente já não tinham o produto em nenhuma loja.
Em Portugal o fenómeno não foi diferente. À NiT, a retalhista confirmou que o chocolate já não está à venda, porque se tratava “de uma edição limitada”. Os responsáveis não adiantam se haverá um possível regresso.
Como alternativa, a cadeia espanhola recomenda a gama Fusion, onde se destaca o Chocolate Fussion Roditas, uma reimaginação das famosas Roditas, as bolachas da Mercadona inspiradas nos Filipinos.
As tabletes têm 140 gramas e começaram a chegar às prateleiras no início de março. Os chocolates são produzidos em Espanha sob a marca própria da cadeia, a Hacendado. Contêm sobretudo chocolate de leite, farinha (com glúten), leite e cacau em pó. Custam 1,45€ e estão à venda em todas as lojas da Mercadona.