“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”. A famosa frase de Fernando Pessoa foi a protagonista de um dos primeiros anúncios da Coca-Cola no País, mas ainda hoje se aplica em várias situações. E para os caracóis, um dos petiscos favoritos entre os portugueses, não é diferente. Para quem gosta, há boas notícias: a época do caracol abriu oficialmente e existem vários spots no Seixal onde já pode comer a especialidade — ou pedir para levar.
Os caracóis são normalmente acompanhados por uma imperial e em vários sítios com o pão torrado carregado de manteiga. Embora possam parecer calóricos, estão longe disso e trazem vários benefícios para a saúde. Ricos em cálcio e fósforo, conquistam os amantes do petisco desde o período Paleolítico. Desde cedo, são conhecidos como um alimento sem grandes riscos e fácil de cozinhar.
O Rei dos Caracóis é uma referência no concelho e até já ganhou uma votação da NiS. Mas não é preciso procurar muito para conhecer outros espaços em várias zonas do Seixal. Todos eles têm muito para oferecer, no interior, em esplanadas ou até mesmo em casa.
A Casa dos Caracóis Grupo Francisconde, em Amora, é perfeita para os que preferem comer o prato em casa e não faltam opções de tamanhos. Já na Brisa da Baía, pode aproveitar os petiscos com vista para a Baía do Seixal. Há ainda o Café Golo, na Avenida Vasco da Gama que disponibiliza os caracóis em pires e travessas (grandes e pequenas).
As opções não páram por aí. De seguida, pode percorrer a galeria para conhecer seis spots no concelho onde já pode comer os famosos petiscos.