comida

A popular receita de água para beber de manhã e emagrecer

É uma das mais usadas do momento e faz-se com apenas três ingredientes.
O seu consumo não deve ser exagerado.

A água com limão, a famosa água com limão. Mesmo quem não gosta, faz o esforço de a beber só para testar os seus benefícios — uma repórter da NiT decidiu fazê-lo durante um mês e odiou, mas não foi capaz de deixar o hábito. Entre os seus efeitos, há quem garanta que ajuda quem quer emagrecer, mas não é a única.

Na verdade, uma das receitas de água mais populares do momento não contém uma única gota de limão. Os protagonistas são outros: gengibre e canela. A ação isolada desta combinação não vai fazer com que perca peso, mas pode ajudar quando inserida numa alimentação saudável.

Vamos por partes. O gengibre tem várias características que o levam a estar presente nesta receita que é um sucesso no Brasil e em muitos outros países. “É fonte de vitamina C, potássio, manganês, cobre, magnésio e vitamina B6 e desde a antiguidade que tem sido utilizado pelos seus diversos benefícios para a saúde”, diz à NiT Bárbara de Almeida Araújo.

Além disso, pode ajudar a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson, a reduzir os níveis de colesterol e até as náuseas. E mais: pode ser útil a minimizar as dores menstruais.

No que diz respeito à perda de peso, este alimento é muito cobiçado pela sua ação termogénica. Ele acelera o metabolismo e, consequentemente, permite queimar mais gordura. Sendo facilmente encontrado em qualquer supermercado, tornou-se um alimento assíduo nos copos com água.

O limão fica de fora desta vez.

Quanto à canela, além de ser  rica em fibra, manganês, cálcio, ferro e vitamina K, pode ajudar no processo de emagrecimento pelo mesmo motivo. “O seu consumo temperatura corporal e acaba por forçar o organismo mais energia. Como consequência, queima-se mais calorias e gordura”, explica a nutricionista.

Mas, atenção: isto não significa que deve consumir estes alimentos sem limite. Aliás, quando consumido em excesso, o gengibre pode causar refluxo, dores de estômago e diarreia. Desta forma, recomenda-se não ingerir mais três a quatro gramas de extrato de gengibre por dia.

“Mulheres grávidas não devem ingerir mais do que uma grama dia. E o gengibre não deve ser consumido por crianças com menos de dois anos”, alerta a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Quanto ao método para fazer a bebida, é simples: começa por ferver a água (quatro chávenas) e adicionar uma colher e meia de gengibre ralado. Deixa repousar durante 10 minutos e depois coar. Pode beber frio ou quente. Depois, só tem de adicionar um ou dois paus de canela.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA