comida

A nova garrafeira de Fernão Ferro é o maior paraíso dos amantes de vinho

O espaço é o resultado de anos de experiência no universo vinícola de um seixalense emigrado durante quase 10 anos.
Um dos vinhos mais pedidos.

Embora um copo de vinho saiba bem em qualquer altura do ano, não há nada como um bom vinho fresco a acompanhar um prato de peixe ou carne numa ida à praia, ou até num jantar de amigos em casa. No concelho, abriu um novo espaço promete ser obrigatório para os amantes de vinho.

“Prefiro sempre comprar e ajudar o comércio local”, conta-nos Jorge Marques, 58 anos, o fundador da Garrafeira Local, a nova loja em Fernão Ferro. Amante de vinho, chá e boa comida portuguesa, desde que se lembra, Jorge nasceu no Seixal, mas acabou por emigrar em 2010, porque percebeu que vinha aí uma crise económica.

O responsável mudou-se para Moçambique ainda nesse ano, tendo construído um armazém de importação de vinhos. “Como sempre estive ligado à hotelaria, cheguei a ter um restaurante enorme, perto da cidade de Maputo.” O restaurante fez sucesso entre a comunidade portuguesa, mas também com os moçambicanos. 

No ano passado, com o início da pandemia, a vida de Jorge mudou por completo. “Ali, ou se tem muito dinheiro e pode ir à África do Sul receber tratamentos ou não têm hipótese de ser tratado.” Com o receio do avanço da pandemia, percebeu que seria o momento ideal para regressar a Portugal, até porque a crise económica já tinha passado. “Como bom filho à casa torna, decidi regressar ao nosso lindo País, depois de uma década fora de Portugal.”

Um conceito diferente

O vinho continuou a fazer parte dos planos deste seixalense, por isso, decidiu investir num negócio na sua terra, que fosse diferente daquilo que existe no concelho. “Fugindo um pouco ao que existe nas lojas de supermercado, onde as pessoas pegam e levam o vinho sem sequer pensar, pensei criar um espaço para informar o cliente sobre os vinhos que vendo.”

Sem qualquer formação ou curso de enólogo, Jorge foi aprendendo tudo o que sabe com os vários negócios que teve ao longo dos anos. “Vinha muitas vezes às feiras de vinho, além de na minha experiência no estrangeiro, ter vendido sempre vinhos portugueses.” Agora, coloca em prática o conhecimento de vinhos na Garrafeira Local, um espaço diferenciador no concelho do Seixal  —  e que foi inaugurado a 16 de abril em Fernão Ferro.

Um dos vinhos.

Aqui pode encontrar vinhos de todas as regiões. Existem rótulos do Douro, do Dão, do Tejo, de Lisboa, do Alentejo ou até da Península de Setúbal  —  incluindo opções da Herdade do Esporão, da Adega Maior ou da Adega Cooperativa do Cartaxo. Há espumantes, vinhos verdes e moscatéis. Mas não pense que vai apenas poder comprar vinho nesta garrafeira. “Tenho uma parte de charcutaria, em que vendo os queijos de Azeitão ou a morcela alentejana.”

Além disso, existe uma pequena cafetaria, com os tradicionais bolos da região de Setúbal. Pode também pedir um copo de vinho para experimentar, antes de comprar a garrafa para beber em casa, acompanhado de uma tábua de queijos ou de enchidos. Por enquanto, não é possível fazer encomendas online, mas esse é um dos objetivos do responsável. 

A concorrência mais direta serão as grandes superfícies comerciais, mas isso não assusta Jorge Marques. “Quando vamos ao supermercado comprar carne ou peixe, acabamos por passar pela zona de vinhos e levar uma palete de vinhos em promoção. No meu espaço, esclareço o cliente sobre os vinhos que ofereço e qual é a melhor opção para levar.”

Carregue na galeria para conhecer melhor esta novidade no concelho do Seixal.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. da Igreja Lote 161-A Loja A, 2865-061 Fernão Ferro
    2865-061 Fernão Ferro
  • HORÁRIO
  • Todos os dias das 8h às 20h
PREÇO MÉDIO
Entre 20€ e 30€
TIPO DE COMIDA
Garrafeira

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA