comida

A febre dos ovos recheados chegou ao Seixal. Descubra 5 spots onde pode encomendá-los

Há propostas para todos os gostos com diferentes sabores, tamanhos ou em caixas de degustação para os indecisos.
O mimo perfeito para quem adora chocolate.

É oficial: já começou a contagem decrescente até à Páscoa. Esta época é tradicionalmente conhecida como um momento dedicado à família, em torno de uma mesa recheada dos mesmos pratos de sempre. Sabemos que o que não podem faltar são o cabrito assado, leitão ou bacalhau. No entanto, a estrela do domingo são, sem dúvida, os doces, presença obrigatória nos famosos folares de Páscoa, pão de ló e, claro, nos deliciosos ovos de chocolate. 

Ao longo dos últimos anos, esta tendência tem vindo a tornar-se cada vez mais gulosa e muitas pessoas trocaram os ovos de chocolate ocos pelos que estão repletos de recheio. Mas afinal, porque se trocam ovos na Páscoa? A tradição de oferecer ovos de Páscoa, apesar de não ter uma origem precisa, aponta para a mistura de influências pagãs e cristãs ao longo da história. Nas culturas mais antigas, como a persa e a chinesa, o ovo era um símbolo de fertilidade, vida e renascimento, associado à chegada da primavera. 

Com o surgimento do cristianismo, estes significados foram incorporados na celebração da Páscoa e o ovo passou a simbolizar a ressurreição de Jesus Cristo e a representar “uma nova vida a emergir da casca”. Ao longo dos tempos, a prática de presentear amigos e familiares com ovos cresceu e acabou por se tornar um hábito desta época um pouco por toda a Europa.

No entanto, os ovos de chocolate só chegaram à Europa no século XIX, graças ao desenvolvimento das técnicas de moldagem da pasta derivada do cacau. Nessa altura, pela primeira vez, escolheram rechear os ovos de galinha com chocolate, esvaziando-os e pintando-os por fora. Daqui nasceu a tradição de pintar figuras associadas à Páscoa. Agora, as tendência levaram aos ovos recheados que juntam o melhor dos dois mundos: ovos de chocolate e recheios deliciosos (e muito calóricos). 

Aqui, os recheios podem estar dentro do ovo completo ou apenas numa das suas metades. A criatividade não tem limites e há sabores para todos os gostos, do tradicional brigadeiro a aromas mais exóticos, como maracujá. 

Para facilitar a escolha dos gulosos mais indecisos, a New in Seixal reuniu cinco negócios onde pode encontrar diversas propostas, alguns têm espaço físico e outros aceitam encomendas online. Conheça a nossa lista ao carregar na galeria. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA