comida

A criativa e viciante mousse de Nutella de Clara de Sousa

A receita é uma alternativa ao clássico e promete fazer sucesso entre os amantes do creme para barrar.
A receita para quem adora chocolate.

Não. A mousse de chocolate não é uma sobremesa para miúdos. É, aliás, um dos doces mais consensuais de norte a sul do País. E há tantas variações que a receita pode adotar — das mais pecaminosas às mais fit — que quase nunca falha à mesa, seja de casa ou dos restaurantes.

É também super fácil de fazer, já que exige poucos ingredientes —chocolate, ovos, açúcar, sal e natas. A jornalista Clara de Sousa reimaginou a receita para criar uma versão diferente e mais calórica.

O segredo está na Nutella e num par de outras substituições. Para deixar a sobremesa mais leve e nutritiva, a pivot da SIC opta por incluir iogurte grego e avelãs além dos ingredientes principais. Tome nota.

Do que precisa 

—6 ovos M ou L

—25 gramas de açúcar

—200 gramas de Nutella ou equivalente

—75 gramas de manteiga sem sal

—75 gramas de iogurte grego natural

—pitada de sal grosso

—75 gramas de avelãs

—chocolate picado para decorar (opcional)

Como se faz

Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme bem liso e esbranquiçado. Enquanto isso, derreta a Nutella e a manteiga em banho-maria. Retire do calor e, ainda quente, junte ao creme de gemas e açúcar, com a máquina sempre a bater, até ligar bem.

Bata as claras em castelo bem firme, juntando-lhes umas pedrinhas de sal já perto do final. Envolva o iogurte grego no creme de chocolate e depois as claras, em duas vezes, delicadamente, com movimentos circulares de cima para baixo, usando uma espátula ou uma colher de pau. Não mexa demasiado a mistura para não lhe retirar o ar.

Transfira para copos ou taças individuais e coloque no frigorífico durante 24 horas. 

Mais perto da hora de servir, toste ligeiramente as avelãs no forno e pique-as grosseiramente. Pode também picar um pouco de chocolate. Coloque estes elementos crocantes por cima da mousse. Sirva de imediato ou mantenha no frio até à hora de servir.

  •  

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA