Camadas de massa intercaladas com carne picada com tomate e molho béchamel, e queijo por cima. Esta poderia ser a receita de qualquer lasanha pré-cozinhada — mas a do Mercadona tem uma característica que faz toda a diferença. Pelo menos, para os portugueses que apreciam este prato tipicamente italiano, que são muitos: 23 mil por semana, ou seja, 92 mil por mês.
Afinal, qual é o “segredo”? Temperos à parte, o pormenor que a distingue das versões da concorrência é o gratinado. O mozzarella, cheddar e emmental já vêm “no ponto” e a lasanha fica pronta em cinco minutos. Outro ponto positivo: não precisa ser retirada da embalagem de bambu, basta tirar o filme plástico e a faixa de cartão e está pronta a ir ao forno ou ao microondas. Se optar por este último, na potência máxima, bastam apenas três a quatro minutos.
“É uma refeição super prática, deliciosa e de excelente qualidade. É uma opção pronta para aquecer e consumir uma vez que já está cozinhada e não tem aditivos. Tem ainda a particularidade de ser um prato cozinhado e gratinado”, reforça uma fonte oficial da marca à NiT.
A receita, que tem como ingredientes principais carnes de vaca e porco, molho béchamel e massa feita à base de sémola de trigo, é confecionada pela empresa Platos Tradicionales, em Valência, e vendida nas lojas da retalhista em Espanha, sob a marca Hacendado, desde 2018. Dado o sucesso junto dos clientes, faz parte da oferta das lojas portuguesas desde a abertura da primeira Mercadona em Portugal, em 2019.
O preço é outro dos atrativos: as embalagens de 350 gramas são vendidas por 2,70€, enquanto as de 700 gramas custam 4,80€. Está disponível na secção de refeições prontas, mas dada a procura, nem sempre é fácil de encontrar.
A lasanha pronta é apenas um dos exemplos do sucesso da retalhista nos últimos cinco anos em Portugal e vem juntar-se aos gelados que já se tornaram presença habitual em muitos congeladores caseiros, ao preparado viral que pôs toda a gente a fazer doce de ovos e ao detergente que praticamente todos os portugueses têm em casa — compram 1.700 embalagens por dia. Sem esquecer as torradas feitas com pão de croissant e os perfumes que recriam aromas de referências clássicas.
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