Não é um pão e muito menos um bolo. Os croissants sempre deram origem a debates filosóficos em todos os locais onde são servidos. Primeiro, sobre o que são na realidade. Depois, sobre a forma como devem ser servidos. Existem clientes que gostam de comê-los recheados com Nutella e outros, mais puristas, que entendem que devem ser servidos simples e sem mais nada.
A New in Seixal não se quer fazer parte da polémica. Em vez disso, vamos sugerir cinco spots no concelho do Seixal que fazem croissants caseiros de todos os tipos, desde os mais simples às receitas que podem ser quase uma refeição completa.
Cada umas das pastelarias deste guia tem um menu com sabores, tamanhos e texturas exclusivos. Um dos nomes em destaque é, sem dúvida, a Croissant da Baía, não apenas porque tem mais de 20 sabores doces e salgados, mas sobretudo porque está na vanguarda da inovação.
Todos os seixalenses vibraram com a chegada do croissant cookie, no início de 2024. Mas foi croissant crush que conquistou o pódio da originalidade. Após semanas de intensa pesquisa, as proprietárias conseguiram encontrar uma receita bizarra que estava a ser um sucesso na Ásia. Não demorou muito até a conseguirem replicar e foram, segundo as próprias, as primeiras pasteleiras a fazer este tipo de croissants em Portugal.
A diferença entre o tradicional e o crush croissant é a massa. O tradicional é uma massa folhada e brioche e o crush são um híbrido em que a massa é de croissant e donuts. Aliás, o próprio formato do bolo assemelha-se ao de um donut. Não tem recheio e é colocada uma cobertura à escolha do cliente, com sabores de pistachio, Kinder Bueno, Oreo, manteiga de amendoim, Nutella, Kit Kat e ovos-moles com fios de ovos.
Neste local, o crush croissant custa 2,95€ e, se for acompanhado com uma bola de gelado, o valor sobe para 4,90€.
Todas as opções são uma tentação. Carregua na galeria e veja o que cada espaço tem para oferecer.