comida

10 receitas para quem quer mudar a alimentação (e perder ou controlar o seu peso)

A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida tem sugestões para várias alturas do dia, desde pratos principais a sobremesas.
Pode tomar nota.

Há sempre alguém que começa a fazer dieta um mês antes do verão na esperança de alcançar rapidamente o corpo que deseja ter. No entanto, seria muito mais fácil — e saudável também — começar a comer agora para manter a forma o ano inteiro. 

“Este tipo de dietas, por geralmente se quererem os resultados para ontem, cortam grupos alimentares e não têm em conta as necessidades, o estilo de vida e gostos individuais, o que se traduz nas primeiras semanas numa perda de peso rápida, mas que rapidamente estabiliza, levando à desmotivação e regresso a hábitos e rotinas alimentares anteriores”, diz a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

A especialista, que é também autora do blogue NiT “Loveat”, já revelou várias dicas para começar a implementar agora e ver resultados duradouros, que recordar neste artigo. Agora, partilhou connosco algumas receitas que podem ajudar no processo.

Normalmente, um dos grandes desafios de quem tenta mudar o tipo de alimentação passa por saber o que cozinhar. Seja por falta de conhecimento ou inspiração, ter uma lista já pronta de sugestões.

A pensar nisso, a nutricionista sugere dez receitas, desde pratos principais a sobremesas. Pode, por exemplo, fazer uma bowl de arroz e tofu com pimento e molho de amêndoa ou bolinhos de lentilhas e linhaça.

Para um pequeno-almoço diferente, que tal ninhos de ovo com cenoura e manjericão? Resumindo: corta a parte de cima de uma bolinha e leva-a ao forno com ovo, fiambre aos cubos e outros alimentos.

Caso a sua dificuldade seja o desejo por doces, pode comer brownies ou mousse de chocolate sem culpa, já que todas as receitas sugeridas por Mafalda Rodrigues de Almeida contêm apenas alimentos saudáveis e equilibrados. No entanto, todas as propostas devem ser consumidas com moderação.

Carregue na galeria para tomar de dez receitas para quem quer mudar a alimentação — e perder ou controlar o peso.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA